Novo Artigo
"Jornada de amadurecimento da mulher"
de Patrícia Villarinho Pereira, 8 de março 2025
Inspirada pelo dia da mulher, hoje sinto-me serena, amada e feliz e muito devo aos ensinamentos que o Eneagrama me tem trazido. Com tudo o que aprendi, nos cursos e estudos do Eneagrama, hoje escrevi um artigo que partilho contigo e que nos mostra pela hezade o traçado da jornada de amadurecimento do feminino, como que um gps para o caminho de maturidade da mulher.
A hexade, também chamada estrela, representa um dos principais padrões de movimento, a lei do 7, entre seis pontos, dos nossos mundos, interno e externo, emocional, racional, pratico e espiritual. Uma curiosidade, se dividires 1 por 7 encontras a sequência 1-4-2-8-5-7. Este é o caminho da estrela, Esse caminho pode ser interpretado de diversas maneiras, incluindo um percurso de amadurecimento emocional e psicológico para o mais profundo do nosso ser.
Podemos analisar a jornada, o caminho, de maturidade feminina sob a ótica do desenvolvimento de qualidades tradicionalmente associadas ao feminino, como intuição, acolhimento, poder interno e sabedoria, tranquilidade. O Amor e o Belo.
Seguindo o fluxo da hexade, podemos desenhar um possível percurso. Espero que aproveitem e o experimentem na vossa vida para se sentirem mais amadas, darem mais e melhor amor aos vossos amores, se sentirem mais valorizados e estimadas, mais seguras e mais em paz e também transmitirem Esperança, Paz e Amor fecundo. A proposta: Vamos percorrer o caminho e no fim ligamos todos os pontos como se fosse um caminho que podemos recuperar a cada momento se nos perdermos.
Primeiro ponto
Tipo 1 (A Reformadora) – Começa com um ideal de perfeição e autoexigência muitas vezes resultado de padrões sociais rígidos sobre como uma mulher "deve ser". Pode representar uma fase de busca por validação externa e desejo de "fazer tudo bem, tudo certo". Tudo isto para dar expressão à motivação principal do Feminino, da Mulher, que é a segurança a todos os níveis e em especial emocional através dos vínculos e das relações profundas. Uma procura incessante, ainda não vivida, do amor verdadeiro. Uma fase que resulta em uma nociva rigidez e aridez, elementos da energia masculina não equilibrados. A presença constante de um sentimento de exaustão e desconexão do seu próprio corpo e dos outros com quem se relaciona.
Segundo ponto
Tipo 4 (A Individualista) – A determinada altura surge o reconhecimento da própria identidade única, com uma conexão mais profunda com as suas emoções e subjetividade. Aqui, há um movimento de se libertar das expectativas externas e começar a procurar nos seus sentimentos a sua beleza e autenticidade. Este ponto, bem como os seguintes, pode ser ajudado por Terapia, desenvolvimento pessoal e a aprendizagem de caminhos de Autoconhecimento. Nesta fase há um sentimento de volta a casa e uma luz ao fundo do túnel. Apesar de a mulher poder sentir-se ainda por vezes insegura há um sentimento de verdade. Sente-se cada vez mais inteira e com o fluir das suas emoções e da vida como se de água se tratassem.
Terceiro ponto
Tipo 2 (A Cuidadora) – O amadurecimento traz uma consciência maior das relações, com verdade, respeito e escuta, e do poder e necessidade de afeto. A mulher nesta fase aprende a equilibrar a sua necessidade de ajudar os outros sem perder de vista a sua própria essência colocando o Divino e as suas próprias necessidades em primeiro lugar. Para que em harmonia possa ajudar os outros sem ultrapassar as fronteiras de cada um. Neste ponto os sentimentos de humildade e conexão consigo mesma e com os outros começam a brotar, agora de uma forma saudável.
Quarto ponto
Tipo 8 (A Líder) – Neste momento há um despertar na mulher da sua força interior. Do seu papel no mundo: de transformação e nutrição, da sua beleza e fecundidade. Este ponto da jornada acontece quando a mulher encontra, recupera, o seu poder pessoal e neste momento a sua autoestima equilibra-se, começando a restabelecer limites adequados ao seu valor único e pessoal. Age agora com assertividade, sem medo de ocupar o seu tempo e espaço, trazendo uma enorme serenidade, liderança emocional e inspiração para quem a rodeia.
Quinto ponto
Tipo 5 (A Observadora) - Aqui, surge o momento de introspecção e busca pelo conhecimento e pela sabedoria superior e profunda. A mulher amadurecida que chega aqui, encontra a sua Alma e o seu Espirito. Aprende a equilibrar os sentimentos e as emoções com a razão, com a racionalidade madura e delicada. A partir do seu centro, sentindo-se sábia, calma e estável, cultiva a elegância e a diplomacia. Nesta fase sente-se corajosa e os seus traços de energia yang (masculina) pensamento e ação certa orientam a sua vida a favor do seu, e de um, propósito maior.
Sexto ponto
Tipo 7 (A Entusiasta e otimista) – Finalmente, a maturidade feminina manifesta-se com a leveza e a liberdade. A mulher sente-se em paz e cheia de vida, reencontrada permite-se viver com alegria, prazer e criatividade, através dos seus dons únicos, sem as amarras do início da jornada. Como numa dança livre. Sente-se imperfeita e inacabada na sua perfeição e beleza infinita. Respeitando-se na sua verdade e nos seus ciclos. Respeitando os ciclos dos outros. É um exemplo, uma referência, doce, tranquila, esperançosa e cheia de Fé para os seus Amores e para tudo o que a rodeia.
Segue ponto a ponto até ao fim.
Este caminho sugere um ciclo de amadurecimento que parte da rigidez e da exigência movidas por uma autoestima desequilibrada, passa pelo sentimento e identidade, encontra poder e sabedoria, e culmina na liberdade de ser plenamente quem se é. Força, Doçura, Acolhimento, Beleza, Frutos, Esperança, Fé e Amor.
Faz sentido para ti? Se gostares comenta :)



Comentários
Enviar um comentário