Dia Histórico.

O Ser Humano é caracterizado por uma série de paradigmas, uns mais acentuados que outros.
Mas como em tudo na vida o equilíbrio, alinhando pelo bom, quase óptimo, é onde está a virtude, ou melhor o bem-estar.
Existem várias teorias mas gostei especialmente desta, que apreendi há pouco tempo, num programa de televisão e que convosco partilho. (por http://www.criscarvalho.com)
Leva-nos pela ‘divisão’ da vida em oito quadrantes diferentes. Quadrantes, estes, para serem objecto da nossa análise e introspecção. Quanto ao estado actual. E posteriormente, quanto aos níveis desejados de cada um. (vulgos objectivos).
Dia histórico: pois a análise destes quadrantes fizeram-me entender um pouco melhor ‘como vai a minha vidinha’ e perceber exactamente o que quero mudar para melhor e o que quero realmente aliviar do meu caminho. Dando-me uma enorme sensação de bem-estar.
Pergunta o leitor, mas do que estamos a falar. Quais são então esses quadrantes? Expliquem-se por favor?
SAÚDE – Física e Psicológica, como nos sentimos? Muito importante. Em ambos os casos, se não estivermos 100% devemos recorrer a ajuda de profissionais.
FINANÇAS – Onde estamos? Temos problemas? Estamos num patamar bastante bom mas ainda queremos mais?
CARREIRA – Como nos sentimos? No lugar e no momento certo? Ou chegou a hora de crescer; e estamos insatisfeitos, ou não, até tal acontecer? Vamos todos os dias para o local de trabalho de sorriso rasgado? Ou normalmente contrariados e porquê?
RELACIONAMENTOS – Com a nossa Família, Amigos, Colegas…? Como estão?
DIVERSÃO E ENTRETENIMENTO – Temos guardado, do nosso tempo, tempo para nos divertirmos da forma como gostamos? Ou nem por isso, estamos constantemente ‘enfiados’ em casa e/ou com afazeres enfadonhos?
DESENVOLVIMENTO PESSOAL – Fazemos/Praticamos algumas actividades que nos deliciam, como cursos em áreas que nos interessem, por lazer ou profissionalmente? Ainda aprendemos? Ainda crescemos?
AMBIENTE INTERNO E CIRCUNDANTE – Nossa casa, escritório, estamos satisfeitos com estes ambientes? Mudávamos alguma coisa? Estamos satisfeitos com o nosso Corpo e Físico?
E por último, ROMANCE – Não precisa de explicação (sorriso). Estamos casados e guardamos tempo para namorar com o nosso cônjuge? Estamos na relação de Alma e Coração e a 100%? Ou pelo contrário, a nossa relação está desgastada e necessita de ‘revisão’?

Uma excelente lista para pararmos e pensarmos sobre nós mesmos.
Depois de fazermos o diagnóstico verdadeiro, é muito importante que seja verdadeiro, devemos definir, para cada quadrante, onde gostaríamos de chegar e quando?
Escolher apenas dois dos quadrantes. Os identificados como mais problemáticos e susceptíveis, neste momento.
Definir as regras. E mãos à obra para seguir as regras, sem falhar, e alcançarmos os nossos objectivos. Sermos mais Felizes.

Comentários