Por vezes é Necessário passar por uma Guerra para chegar a Paz?!

Por vezes é Necessário passar por uma Guerra para chegar a Paz?!
Parece que era, e será, intenção, no programa, do governo brasileiro (anterior e do novo que se adivinha chegar) acabar com a pior favela do Rio, o 'Complexo do Alemão'. Com o intuído de construir um Parque habitacional para quem lá vive hoje. Ou melhor, para quem, ainda, lá está vivo, hoje.
Dizia ontem um jornalista, "-Parece ser que, Primeiro é preciso fazer uma Guerra para chegar a Paz."
Isto porque não vai ser fácil tal ‘empresa’.
Vai existir grande resistência no interior da favela.
Para acabar com esta favela, muitas vidas vão ser perdidas.
Não será óbvio tomar de assalto esta amálgama de pessoas armadas. Habituadas a atacar e defender, com unhas e dentes, o seu território e o seu modo vida, que ‘por vezes’ passa pelas drogas e tráfego de armas.
Habituados e dispostos a perder a vida… e tirar muitas outras. Com o derradeiro intuito de defenderem o seu território, seguro, para estes negócios pesados.
A verdade é que ‘nele’, no complexo, também vivem muitas famílias, à margem destes crimes. Famílias estas que vivem felizes. Impressionantemente felizes com o pouquíssimo que têm e os enormes perigos que correm.
Mesmo em condições que, para a maior parte de nós, são impensáveis mas para eles são as melhores do mundo. Não sabem o que os espera no dia de amanhã. Não têm a certeza de nada, nem de se terão dinheiro, ‘amanhã', para dar pão aos seus filhos.
Mas estão habituadas e são verdadeiramente alegres, assim nesta vida.

Será que parte destes vai perder a vida? Ou sofrer com esta operação? Operação ‘Parque do Complexo’. Com esta Guerra que vai ter que ser executada para chegar à Paz, destes. Ou será à Paz, de outros?
Provavelmente, muitas vidas vão ser destruídas em prol de um futuro melhor.
Novas habitações disponibilizadas pelo governo. Jardins. Escolas. 
Mas para quem as habitar? Desfrutar e nelas aprender? Partilho as dúvidas…

Comentários